Fruta, PODE!

Não é de hoje que sabemos da importância de consumir frutas no nosso dia a dia. Desde que nos entendemos por gente, ouvimos nossos pais nos dizendo que precisamos comer mais frutas, mas a grande verdade é que eles nunca nos disseram exatamente o porquê isso é importante. As frutas são grandes fontes de nutrientes, principalmente de vitaminas e a carência delas pode causar problemas graves à nossa saúde, além de problemas ao nosso corpo como o ganho de peso também responsável por inúmeros outros problemas de saúde. Além de vitaminas, as frutas são ótimas fontes de fibras que são responsáveis pela saciedade e ajudam na limpeza do organismo eliminando impurezas e auxiliando no funcionamento do intestino.

CARACTERÍSTICAS DAS FRUTAS

- Ricas em fibras;

- Ricas em água;

- Ricas em flavonoides (antioxidantes), principalmente as uvas;

- Ricas em vitaminas;

- Sabor agradável;

- Possuem baixa quantidade de gordura;

- Possuem baixo valor calórico;

- Baratas se comparadas a outros alimentos;

- Pode ser consumida sozinha ou misturada com outras frutas e alimentos, inclusive em saladas ou ainda em forma de sucos;

- Podem ser consumidas por diabéticos, mas com moderação.

ALGUNS BENEFÍCIOS DAS FRUTAS PARA O ORGANISMO

- Previnem doenças crônicas como depressão;

- Previnem doenças do coração e cânceres;

- Sacia a fome ajudando no emagrecimento;

- Regula o colesterol;

- Ajudam na saciedade e perda de peso.

RECOMENDAÇÃO DE CONSUMO DE FRUTAS

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que seja consumido o mínimo de 3 porções de frutas por dia, porém é preciso atentar a variedade. Quanto mais variedade de frutas você consumir, melhor.

Uma maneira de aumentar o consumo de frutas é adicioná-las as refeições como sobremesas ou em forma de sucos que devem ser consumidos imediatamente ou perdem as suas propriedades nutricionais. Outra maneira de consumir frutas é nos intervalos entre as grandes refeições. Isso evita inclusive que você tenha fome e belisque coisas gordurosas.

CONSUMO DE FRUTAS PARA EMAGRECER

Emagrecer e manter-se em forma é sem dúvida o grande desafio e o grande desejo da humanidade nos dias atuais. As dietas radicais, que emagrecem rápido são, sem dúvida as mais buscadas, outros mais apressados e menos responsáveis apelam para remédios para emagrecer como a Sibutramina , que já foi proibida em vários países e no Brasil, sua venda é bem rigorosa e controlada, mas nada substitui a boa reeducação alimentar, a não há reeducação alimentar sem introduzir e até substituir alguns alimentos pelas frutas.

Mas afinal, por que as frutas ajudam a emagrecer?

As frutas são grandes fontes de água e fibras, justamente os dois principais elementos que auxiliam na saciedade da fome.

Além disso, são menos calóricas se comparadas com outros alimentos (com exceção de algumas frutas) e trazem consigo o benefício das vitaminas, sais minerais e outros elementos benéficos à saúde. Por tanto, se você deseja emagrecer ou apenas se beneficiar de uma alimentação mais saudável, consuma mais frutas. Duas boas dicas são substituir os lanches rápidos entre as refeições por frutas e consumir sucos ao invés de refrigerantes.

Fonte: dietasealimentos.com.br